O São Paulo está fora da Libertadores 2020. Jogando em Avellaneda, na Argentina, o time de Fernando Diniz perdeu para o River Plate por 2 a 1 e não tem mais chances de se classificar para as oitavas de final. Julián Álvarez marcou os dois gols do River, enquanto o zagueiro Diego Costa fez o único do Tricolor.
Na última rodada do Grupo D, o São Paulo recebe o Binacional em jogo que vai servir apenas para cumprir tabela. Já os argentinos enfrentam a LDU, em casa, na tentativa de obter o primeiro lugar da chave.
O JOGO
Quem assistiu aos primeiros minutos de jogo poderia imaginar que o River Plate era o time que precisava vencer para tentar se classificar. Com toques rápidos e triangulações que mostravam por que o time de Marcelo Gallardo é um dos melhores da América há anos, o River envolveu o São Paulo. Logo aos 5 minutos, Montiel apareceu na cara de Volpi, mas bateu em cima do goleiro. O primeiro gol saiu aos 10 . Em bela troca de passes, De la Cruz deixou Julián Álvarez na cara do gol, e ele não perdoou.
Antes dos 15 minutos, o River criou a terceira grande chance do jogo, mas Volpi salvou o São Paulo novamente. Quando os argentinos pareciam mais próximos do segundo gol, o Tricolor empatou. Em cobrança de escanteio de Reinaldo, aos 25, Diego Costa aproveitou cochilo de Pinola e cabeceou para o fundo da rede.
O gol do São Paulo, porém, não melhorou o time, e o superior River chegava com frequência ao ataque. Aos 36 veio o segundo gol argentino. Suárez fez linda jogada individual e tocou para Julián Álvarez. Uma das grandes promessas do River Plate dominou na meia-lua e bateu para ampliar.
No segundo tempo, o River seguiu em cima do São Paulo enquanto teve fôlego. Aos 5, Borré chegou perto. Já aos 20 foi a vez de Julián Álvarez quase ampliar em chute colocado de fora da área. Depois disso, o Tricolor passou a ameaçar mais a meta defendida por Armani.
Aos 23 minutos, Reinaldo apareceu pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a área e não encontrou nenhum pé salvador. Aos 35, depois de cobrança de falta de Daniel Alves, Léo cabeceou e a bola passou muito perto. Quem também ficou no quase foi Tréllez. Em uma chance incrível, após defesa de Armani, o atacante tricolor bateu na marcação, já com o goleiro batido, e a bola não entrou.
Ainda deu tempo para um empurra-empurra entre brasileiros e argentinos nos acréscimos, mas o placar seguiu 2 a 1 para o River Plate. Depois de 33 anos, o São Paulo dá adeus para a Libertadores na fase de grupos.
ELIMINAÇÕES RECENTES
Vencer o River Plate, fora de casa, não é uma tarefa simples, ainda mais para um time que não consegue se acertar dentro do sistema de jogo proposto por Diniz e oscila demais dentro das partidas. A eliminação na noite desta quarta-feira começou a ser desenhada muito antes, lá na primeira rodada, quando o São Paulo foi derrotado para o Binacional, no Peru. Único time a perder pontos para o lanterna do grupo, o Tricolor pagou caro.
A única exibição que deixou o torcedor são-paulino animado na atual edição da Libertadores aconteceu na segunda rodada, nos 3 a 0 diante da LDU. Porém, foi apenas um resultado em meio a tantas atuações discretas que culminaram no adeus.
O fracasso confirmado após a derrota para o River aumenta a lista de eliminações recentes. Só nos últimos cinco anos, o São Paulo acumula vexames que aumentam a dor de cabeça e o jejum da torcida, que está com o grito de campeão preso desde 2012.
Veja todas as eliminações do São Paulo desde 2016:
Audax – Quartas do Paulistão 2016
Juventude – OItavas da Copa do Brasil 2016
Atlético Nacional-COL – Semifinal da Libertadores 2016
Corinthians – Semifinal Paulistão 2017
Defensa y Justicia-ARG – Primeira fase da Copa Sul-Americana 2017
Cruzeiro – Quartas da Copa do Brasil 2017
Corinthians – Semifinal do Paulistão 2018
Athletico – Quartas da Copa do Brasil 2018
Colón-ARG – Segunda fase da Copa Sul-Americana 2018
Talleres-ARG – Segunda fase da Libertadores 2019
Bahia – Oitavas da Copa do Brasil 2019
Mirassol – Quartas de final do Paulistão 2020
SBT