As belezas naturais aliadas às altas temperaturas dos últimos dias, têm atraído banhistas para as represas e cachoeiras de Uberlândia e região. Mas com um número expressivo de mortes por afogamento registrado pelo 5º Batalhão dos Bombeiros Militares, fica o alerta: é preciso alguns cuidados para evitar acidentes que podem ser fatais nas águas perigosas da região. Até agora foram registradas 17 mortes por afogamento no BBM, número que se iguala ao de 2019 inteiro.
Na chegada da nossa equipe na manhã deste domingo, 11, na Cachoeira do Bom Jardim, o número de carros estacionados já dava a dimensão do movimento. Dezenas de pessoas já curtiam as águas geladas desde as primeiras horas da manhã. E a todo o instante famílias chegavam com comida e bebida. O espaço fora da água estava quase todo ocupado, até no meio da mata. Havia famílias acampando no local.
Banho de água fria para refrescar o calor é uma boa opção nestas altas temperaturas dos últimos dias,. Ainda mais com o fim de semana prolongado por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida. O que parece não fazer mais sentido para estas pessoas é a pandemia do novo coronavírus. Quem vê a aglomeração de dezenas de pessoas sem o uso de máscara de proteção pensa que a Covid-19 já não está mais presente.
https://www.instagram.com/p/CGPqICXBzVV/?utm_source=ig_web_copy_link
E os bombeiros alertam: é preciso alguns cuidados para evitar afogamentos.
De acordo com dados do corpo de bombeiros, em 2018 foram registradas 20 mortes por afogamento na região do quinto batalhão. Em 2019 foram 17. Este ano até a última sexta-feira, 9, o número de mortos já se igualou ao do ano passado.
Em todos os anos a maior incidência foi no mês de outubro, por conta do calor. Por isso é preciso atenção dobrada.
Veja as dicas dos bombeiros, que alertam a necessidade de manter a calma para conseguir ajudar uma pessoa que está se afogando.