Na manhã deste domingo, 15, seis mesários de Araxá não compareceram às zonas eleitorais, o que configura crime. A Polícia Civil (PC) foi acionada e conduziu dois deles para delegacia, dois não foram por motivos de saúde e outros dois estão sendo procurados.
Os mesários foram selecionados pela Justiça Eleitoral e o não comparecimento sem justa causa é considerado crime. Eles podem informar a necessidade de faltar antes das eleições ou até 30 dias depois, mas precisam receber o retorno da Justiça Eleitoral.
A polícia foi acionada para verificar o motivo da falta dos mesários que não se apresentaram pela manhã. Dois deles foram levados para delegacia e disseram que informaram a Justiça Eleitoral por Whatsapp sobre a ausência e não receberam retorno do órgão, mas decidiram não ir mesmo assim. Já outro mesário, apresentou um atestado e afirmou que estava com sintomas de Covid-19. Uma mulher foi encaminhada para delegacia para esclarecer o motivo, mas passou mal durante o trajeto e precisou ser levada para um hospital, onde permanece internada. Ela disse que sofre de crises de enxaqueca.
Dois mesários que faltaram não foram encontrados e estão sendo procurados.
Os mesários precisarão ser encaminhados para delegacia, pois infringiram o artigo 344 do Código Eleitoral. Dois deles foram autuados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).