Popular no país há mais de 10 anos, a tradicional promoção do fim de novembro Black Friday é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem a venda dos produtos para renovar os estoques para às compras de fim de ano. Esta tradição nasceu nos Estados Unidos, é considerada uma data importante no mercado norte-americano, porque acontece dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. As lojas fazem grandes promoções para fazer renovar o estoque. Nesta sexta-feira (27 nov.), a promoção acontece em várias lojas e sites pelo Brasil e, por isso, é importante ter vários cuidados e muita atenção no momento das compras. Por isso, siga algumas dicas do Idec e do Procon.
Planeje suas compras
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), se planeje para não apertar o orçamento. Depois desta data, há mais contas e impostos para pagar como IPTU, IPVA, matrícula escolar e o plano de saúde. Faça uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida
Pesquise antes de fazer qualquer compra
Muitas empresas fazem maquiagem de preço para que o produto pareça mais em conta. Geralmente as lojas e sites sobem o valor na véspera das promoções e no dia seguinte reduzem, como se fosse uma boa oferta. Essa prática é considerada publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado.
Para evitar este tipo de prática, visite sites e lojas diferentes com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Pesquise o preço, as condições de venda e as especificações do produto. Guarde o folheto de ofertas ou tire uma foto da tela (ou faça print screen com o seu computador ou celular) com o produto e a oferta a mostra. Assim você se protege contra esta prática abusiva.
Veja se o site é seguro
Tenha certeza que a empresa existe, veja se a loja virtual tem um endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Acesse o histórico de reclamações em sites como o Procon da sua cidade, Reclame Aqui e o consumidor.gov.br para verificar a reputação da loja. Ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura.
Fique atento com as formas de pagamento
Evite também sites que só aceitam pagamento via boleto. Pois, além de não passar pela verificação da administradora do cartão, em caso de fraude, não conseguirá reaver o valor pago.
Procon-SP tem lista com 500 sites que devem ser evitados
O Procon de São Paulo mantém uma lista com cerca de 500 sites que devem ser evitados, por serem problemáticos. Acesse aqui a lista com os 500 sites.
Promoções por e-mail podem ser uma armadilha
Antes do começo das promoções, você talvez recebe dezenas de emails com promoções e ofertas quase que irrecusáveis de compra de produtos. No entanto, é bom ficar atento e desconfie. Pois, estas ofertas suspeitas podem torná-lo vítima de uma fraude. Por exemplo, ao clicar em um link, você pode ter seus dados robuados, como senhas e informações do seu cartão de crédito.
E claro, preços muito abaixo da média de mercado, considerados absurdos, deve ser evitados. A possibilidade de ser uma fraude é grande.
SBT