A partir desta segunda-feira (13), profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia darão início às pesquisas do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. A análise é uma ferramenta para detectar os locais com focos de reprodução do mosquito e quais os tipos de criadouros mais encontrados.
Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, a pesquisa serve de termômetro para definir as ações de combate em Uberlândia, já realizadas desde o início do ano pela equipe do CCZ. O trabalho segue alinhado com a campanha ’24 horas contra o mosquito: a hora de agir é agora’, encabeçada pela prefeitura em parceria com entidades, empresas e instituições. “Nesse momento, o trabalho é identificar como está infestação na cidade, quais bairros têm mais criadouros e quais são os depósitos que mais concentram larvas do mosquito. Desta forma, vamos entender o comportamento do transmissor e saber onde agir de forma assertiva”, explicou o coordenador.
Os 160 agentes do CCZ que realizam a pesquisa passarão em todos os bairros de Uberlândia em cinco dias. A estimativa é de que 20% dos imóveis de cada bairro sejam visitados.
Prefeitura de Uberlândia