Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um boletim epidemiológico informando que os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Uberlândia estão 95% ocupados.
O município passou de 558 pacientes internados com Covid-19 para 598. Desse número, 222 estão na UTI e 376 na enfermaria. Tanto os leitos de UTI destinados à pacientes com o vírus, quanto os leitos de UTI para pacientes da rede municipal de saúde, estão 95% ocupados, de acordo com o boletim.
Os casos confirmados da doença em Uberlândia chegaram a 64.468. Os casos suspeitos aumentara para 130. As mortes em investigação permanecem zeradas, enquanto os óbitos confirmados passaram para 946. No total, 54.436 pessoas já conseguiram se recuperar do vírus no município.
Fase Rígida
Devido ao aumento de números de casos de contágio do novo coronavírus, o prefeito Odelmo Leão anunciou que a cidade está na fase rígida do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas a partir do próximo sábado, 20. Ele informou, também, que as atuais restrições de funcionamento do comércio e de venda de bebidas alcoólicas deliberadas no início deste mês serão prorrogadas até esta sexta-feira, 19, e, neste ínterim, serão publicadas novas medidas mais rigorosas que passam a valer no dia 20 de fevereiro.
Ampliação do atendimento
Serão abertos mais 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Municipal e 25 de enfermeira no Centro de Internação Missão Sal da Terra. A previsão é de que os leitos sejam ativados ainda nesta semana.
Atualmente, estão em operação no anexo do Hospital Municipal (Santa Catarina) 72 leitos de UTI e 37 leitos de enfermaria. Já na unidade do HM no bairro Jardim Botânico, são 30 leitos de UTI também destinados apenas para o tratamento da Covid-19. No Centro de Internação Missão Sal da Terra são 80 leitos de enfermaria.