A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (19/03), a Operação Deepwater, que investiga os fatos criminosos relacionados à obtenção, divulgação e comercialização de dados pessoais de brasileiros, dentre estes diversas autoridades públicas.
Em Uberlândia foi cumprido um mandado de busca e um mandado de prisão para o mesmo alvo. Trata-se de um homem de 24 anos de idade residente no Bairro Laranjeiras. Foram apreendidos o smartphone e o notebook do suspeito. Após o seu interrogatório o suspeito será conduzido para o presidio local onde ficará ã disposição da Justiça.
As investigações apuraram que em janeiro de 2021, por meio da internet, inúmeros dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas – tais como CPF/CNPJ, nome completo e endereço foram ilicitamente disponibilizados em um fórum na internet especializado em trocas de informações sobre atividades cibernéticas.
A divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do referido fórum que, ao mesmo tempo, expôs a venda o restante das informações sigilosas que poderiam ser adquiridas por meio do pagamento em criptomoedas.
Após diversas diligências, a Polícia Federal identificou o suspeito pela prática dos delitos de obtenção, divulgação e comercialização dos dados, bem como um segundo hacker que estaria vendendo os dados por meio suas redes sociais.
Hoje, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva nos municípios de Petrolina/PE e Uberlândia/MG
As ordens judiciais foram expedidas pelo Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, após representação feita Polícia Federal solicitando as medidas.