A promoção da segurança no trânsito para pessoas na terceira idade é a proposta da campanha educativa “Sinal verde para o idoso”, idealizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). As peças publicitárias, blitz educativas e palestras virtuais destacam que a proteção nas vias é uma responsabilidade compartilhada entre o próprio idoso, a família e demais envolvidos no trânsito.

As atividades começaram em 15 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e continuam neste mês de julho. Durante as ações, educadores do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) abordam as diversas situações enfrentadas pelos idosos no dia a dia, seja como pedestres, condutores ou passageiros.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, Josie Germino, destaca que a campanha demonstra a importância da reflexão sobre a percepção do risco e de proteção da vida. “Pretendemos desenvolver na pessoa idosa e naqueles que estão à sua volta reflexões e posturas cidadãs sobre mobilidade e segurança no trânsito. É importante, por exemplo, compreender os limites postos pela idade, observar a saúde, não ter vergonha de pedir ajuda e saber o momento certo de parar de dirigir”, diz.

Visando ampliar o alcance das propostas do projeto, novas parcerias foram estabelecidas com empresas de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, conselhos e associações de proteção ao idoso, além de educadores de trânsito da sociedade local.

Em razão dos resultados alcançados, a campanha está concorrendo ao Prêmio Denatran 2021, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira a realizar produção técnica, científica e artística, premiando os melhores trabalhos sobre segurança viária.

Polícia Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *