Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Uberlândia/MG deflagraram na manhã desta terça-feira (17/08/2021) operação voltada ao enfrentamento qualificado ao tráfico de drogas, à corrupção, homicídios, extorsões, roubos, receptações, estelionatos, lavagem de dinheiro, dentre outros crimes apurados em mais de 21 inquéritos policiais, cujas investigações conjuntas ocorrem há mais de um ano por meio de uma força tarefa integrada.
A operação foi denominada DIAMANTE DE VIDRO em referência à gênese das investigações, que decorreu da prisão de indivíduos suspeitos de estarem negociando pedras preciosas na cidade de Uberlândia/MG, especificamente diamantes, mas que no decorrer das apurações restou verificado que o material apreendido não se tratava de diamante.
As apurações realizadas em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e GAECO regional Uberlândia, lograram êxito em demonstrar a existência de uma estruturada e coordenada organização criminosa, integrada por criminosos de elevada periculosidade, cujos membros já completamente identificados superam 46 pessoas até o momento. Os principais crimes investigados são os de tráfico de drogas, corrupção, homicídios, extorsões, roubos, receptações, estelionatos e lavagem de dinheiro.
Além dos mandados judiciais que estão sendo cumpridos na cidade de Uberlândia/MG, estão sendo cumpridos também nas cidades de São Paulo/SP, Jaíba/MG, Córrego Dantas/MG, Paracatu/MG, Tupaciguara/MG e Araguari/MG. A indisponilidade de bens e de patrimônio dos alvos investigados decretada pelo Poder Judiciário é de até R$ 13 milhões de reais.