Com 11 pontos de vantagem na liderança, equipe do técnico Cuca tem situação segura para vencer o torneio nacional

O Atlético-MG está mais do que confortável na disputa do título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (24), o Galo bateu o Cuiabá por 2 a 1 no Mineirão e chegou ao 18º triunfo em 27 jogos na competição nacional. A equipe de Cuca tem 94% de chance de conquistar o Brasileirão, aponta o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Esta é a maior probabilidade apontada para o time de Cuca na competição. O Alvinegro tinha 88% de chance ao fim da rodada anterior. Desta vez, o que aumentou ainda mais a possibilidade de título do Atlético-MG foi a derrota do Flamengo, que no momento é apontado apenas com 4%, de acordo com Tristão Garcia.

O Rubro-Negro tem 46 pontos, 13 a menos que o Galo. No entanto, o time de Renato Gaúcho ainda tem dois jogos a menos em relação à equipe de Cuca. Desta forma, é possível que o Flamengo ainda possa diminuir a distância, ainda que a situação do Alvinegro estaria confortável também neste cenário.

No cálculo de pontos perdidos, o Atlético-MG deixou de somar 22 pontos no torneio nacional, enquanto o Rubro-Negro perdeu 29. Desta forma, mesmo que possa vencer os jogos que tem a cumprir, o Flamengo ainda teria sete pontos a menos que o Galo. As equipes se enfrentam no próximo sábado (30).

O matemático Tristão Garcia ainda aponta Fortaleza e Palmeiras na briga pelo Brasileirão. Cada uma das equipes surge com 1% de chance de título. O Palestra ainda enfrenta o Sport nesta segunda-feira (25), no Allianz Parque.

Chances de título do Brasileirão

1º – Atlético-MG, 94% – 59 pontos, 27 jogos
2º – Fortaleza, 1% – 48 pontos, 28 jogos
3º – Flamengo, 4% – 46 pontos, 25 jogos
4º – Palmeiras, 1% – 46 pontos, 27 jogos

Os cálculos de Tristão Garcia

Matemático especializado em probabilidades relacionadas ao futebol, Tristão Garcia utiliza ferramentas matemático-computacionais de última geração e técnicas de inteligência artificial. A metodologia de Tristão Garcia considera inúmeros parâmetros, como o fator local (jogar em casa) e também os jogos recentes de determinado clube. As últimas seis partidas têm peso maior, enquanto as outras seis anteriores possuem relevância menor no cálculo.

SBT NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *