Provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) tem 3.389.907 candidatos inscritos. Deste total, 3.321.016 farão provas impressas e 68.891 provas digitais. Esta edição tem o menor número de inscrições confirmadas desde 2005.

Este ano, o exame será aplicado em dois fins de semana distintos: nos dias 21 e 28 de novembro, contando novamente com uma versão digital, feita no computador, mas que será aplicada no mesmo dia da prova impressa, ao contrário do que ocorreu no ano passado.  Para os candidatos privados de liberdade e candidatos isentos da edição anterior que tiveram uma nova oportunidade para se inscrever, as provas serão nos domingos 9 e 16 de janeiro de 2022.

O que o candidato deve saber antes da prova?

O que levar?
– Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto.
– Caneta esferográfica ? só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente;
– Cartão de confirmação de inscrição;
– máscara de proteção contra a Covid-19.

Há outros objetos recomendados, como álcool em gel, cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa (caso necessário).

O que é proibido levar?
– Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira e gorro).
– Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
– Livros, manuais, impressos e anotações.
– Protetor auricular.
– Relógios.
– Dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablete, calculadoras, entre outros.
– Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
– Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Horários:
12h: Abertura dos portões do Enem 2021
13h: Fechamento dos portões do Enem 2021
13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30: Início das provas do Enem 2021
19h: Término das provas no primeiro domingo do Enem 2021
18h30: Término das provas no segundo domingo do Enem 2021

O que pode zerar a redação?
– Entregar folha em branco
– escrever até sete linhas apenas
– fugir do tema proposto
– usar impropérios, desenhos e outras formas de manifestação sem ser a escrita
– Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo

Onde usar a nota do ENEM?
Sisu – Para entrar em uma universidade pública;
Prouni – Para conseguir bolsa de estudo de até 100%;
Fies – Para financiar seus estudos e paga-los apenas após a conclusão do mesmo.
Além disso, se a sua pontuação for igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação, você também pode se isentar de realizar o vestibular tradicional de algumas faculdades privadas que adotaram a nota do Enem como critério de seleção.
O Enem 2021 também é uma das formas de seleção para estudantes brasileiros que desejam estudar em Portugal.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a porcentagem de estudantes que fazem o Enem mais de uma vez vem caindo ao longo dos anos. Em 2014, do total de inscritos confirmados no Enem, 16% estavam fazendo o Enem pela primeira vez, o que significa que 84% já tinham feito a prova anteriormente. Em 2019, a porcentagem de novatos subiu para 47%, o que mostra que a porcentagem daqueles que estavam fazendo as provas pelo menos pela segunda vez caiu para 53%.

Para mais informações e detalhamento do Enem 2021, basta acessar a página do INEP aqui.

SBT NEWS