Mais de dois milhões de pessoas ficaram inadimplentes em 2021. Em projeto piloto realizado na pandemia, um grande varejista brasileiro conseguiu manter as volumetrias e taxas de aprovação, enquanto diminuiu em 7,2% a inadimplência e tornou mais eficiente seu processo de aprovação de crédito
A crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 resultou em um aumento de 2,6 milhões de inadimplentes em 2021, o equivalente a população de Belo Horizonte, passando de 61,4 milhões em dezembro de 2020 para 64,0 milhões no mesmo mês de 2021. Diante deste cenário, para ajudar as empresas a conceder crédito de forma mais assertiva e mitigar a falta de pagamento, além de proteger os consumidores, a Serasa Experian lança hoje o Calibrador de Inadimplência.
Baseada em inteligência de dados e scores customizados, a nova solução funciona como uma espécie de vacina para aumentar a imunidade dos negócios contra a inadimplência desenfreada. Em projeto piloto realizado na pandemia com um grande varejista brasileiro, o Calibrador ajudou a diminuir a inadimplência em 7,2%, um resultado expressivo diante da atual realidade econômica.
“O aumento da concessão de empréstimos sem garantias e a inflação de dois dígitos registrada no país intensificaram a tendência de alta nos números de inadimplência em 2021. Para garantir a imunidade contra esse problema e proteger empresas e consumidores, o Calibrador funciona como uma vacina e foi desenvolvido por meio de inteligência dos dados combinada a pesos diferentes nas variáveis que compõem os modelos de score.
Com isso, temos uma solução para momentos de estresse causados pela grande instabilidade macroeconômica, apoiando as empresas, protegendo os consumidores e freando o que poderia se tornar um ciclo vicioso e prejudicial para ambos. A solução Calibrador consegue ser positiva para os dois lados”, explica o diretor de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Alex Franco.
A implantação do Calibrador de Inadimplência foi testada em um projeto piloto com um grande varejista em uma amostra com cerca de 200 mil CPFs. A Serasa Experian traçou estratégias para mitigar os riscos de inadimplência, pois a empresa, que durante longo período teve um cenário de concessão de crédito estável, notou que o número de inadimplentes tinha subido até 13%.
Uma política de crédito que antes funcionava passou a ser ineficiente por não estar calibrada com o cenário econômico atual, fazendo com que a companhia propensa a paralisar sua operação de crédito online. No entanto, os especialistas da Serasa Experian implantaram a solução ideal para melhorar a performance do canal varejista e tornar mais viável a operação de crédito. Dessa forma, após três meses combinando o Calibrador de Inadimplência com o score customizado, os resultados foram promissores: um público mais aderente foi identificado, mantendo a taxa e volumetrias de aprovação e diminuindo a inadimplência em 7,2%.
“O crédito é uma ferramenta fundamental para a retomada econômica, além de empoderar os consumidores e as empresas. Por isso, para manter o mercado com crescimento saudável, ou seja, as relações entre credor e devedor, é preciso utilizar a inteligência de dados e as melhores capacidades analíticas do início ao fim: desde a concessão até a recuperação da inadimplência.
É exatamente essa expertise que a Serasa Experian propõe, gerando um impacto positivo para empresas e consumidores.”, finaliza Alex Franco.