20 de março é comemorado o Dia Mundial Sem Carne
Essa data-proposta está cada vez mais aderida a uma parcela maior da população. Já é possível afirmar que as pessoas estão cada vez mais aderindo um consumo consciente e optando por produtos sem ingredientes de origem animal. Esse aumento é bem expressivo é o que revela pesquisa inédita do programa EscolhaVeg, que aponta que, em janeiro de 2022, 81% dos consumidores brasileiros já experimentaram produtos “plant-based” nos últimos seis meses.
A pesquisa ainda mostra que 53% observam os alimentos à base de plantas como opções para substituir porções antes destinadas à proteína animal no prato, enquanto os demais consideram as opções vegetais um alimento “adicional” à dieta. Vanessa Giangiacomo, Head de Marketing da NotCo, unicórnio global de alimentos à base de plantas, enxerga o momento como propício para fazer a reeducação alimentar dos brasileiros e incentivar o consumo consciente. Neste ano a foodtech vai dobrar sua participação nos supermercados e em cadeias de restaurantes e fast-foods do Brasil. ” Além do mais, outro ponto que traz o consumo consciente é o dano que os produtos de origem animal causam no planeta. Uma dieta ocidental usa aproximadamente 200 plantas de um universo de 300.000 e a tecnologia nos ajuda a explorar isso.