Volume de motocicletas comercializadas, em março, foi 76% superior ao mesmo período do ano passado
A venda de motocicletas, no Brasil, superou a de automóveis, pela primeira vez na história. Foram 110,1 mil unidades comercializadas, só no mês de março, quase 2 mil a mais do que os carros vendidos no mesmo período, que totalizaram 108,2 mil. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.
Segundo o presidente da Fenabrave, Carlos Porto, o aumento de 76% no volume de vendas de motos, em relação a março do ano passado, pode ter sido motivado pelo aumento no preço da gasolina. “Hoje, o custo dos combustíveis está pesando muito no bolso do consumidor. Isso está trazendo o usuário de automóvel para a motocicleta”, explica Porto.
A tentativa de economizar o máximo possível com a gasolina está, inclusive, no centro das principais dúvidas que chegam ao consultor de vendas, Jorge Abujamrra Neto. “Quanto faz por litro, qual o consumo dela, quanto custa para encher o tanque… sem dúvida, é uma preocupação”, conta o vendedor.
Outro fator que também levou a um aumento na procura de motos foi a ampliação do serviço de entregas por aplicativo. As concessionárias indicam ainda que modelos como as motocicletas do tipo Scooter, que têm um preço mais acessível, contribuíram para acelerar as vendas do setor.
O resultado tem sido uma recuperação muito mais rápida da indústria de motos e já enxerga os concorrentes pelo retrovisor. A produção de automóveis no país, em março, foi a menor para este mês, em 19 anos, de acordo com levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. O motivo é a falta de peças.
Toda essa procura por motocicletas, porém, tem gerado um inconveniente para os motoristas: a longa fila de espera nas concessionárias. O vigilante Naelton Pereira Lima é uma das pessoas que investiram em uma moto para se locomover, diariamente, pela cidade e, agora, esperam a liberação do veículo na fábrica. “Vou esperar. A fila de espera está grande, de 60 a 90 dias”, diz o comprador.