Aumento percentual foi constatado em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

O percentual de pessoas com depressão no Brasil aumentou mais de 40% durante a pandemia de covid-19. Antes da crise sanitária, 9,6% tinham sido diagnosticadas com a doença. No primeiro trimestre de 2022, o percentual é de 13,5%.

Entre as mulheres, a depressão passou de 13,5% para 18,8%. Entre pessoas brancas, o percentual foi de 11% antes da pandemia para 16,5% neste trimestre. Entre os negros, o aumento foi de 8,8% para 11,8%.

Os dados são do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a ONG Vital Strategies.

Agência Brasil