Sanduíche que é vendido por mais de R$ 40 não tem picanha na receita, apenas molho 

 

A partir desta quinta (28.abr), a rede McDonald’s está proibida de vender o hambúrguer McPicanha em todo o Distrito Federal.

A decisão do Procon partiu da denúncia de um consumidor, que alegava que o produto anunciado não teria picanha em sua composição, ou seja, justamente o corte de carne que leva o nome do sanduíche. Um lanche completo da linha picanha da rede é vendido por mais de R$ 40.

Com o recebimento da denúncia de propaganda enganosa, no último dia 18, a fiscalização do órgão de defesa do consumidor verificou que a empresa estava veiculando publicidade dos novos sanduíches nos canais oficiais do McDonald’s Brasil, com a seguinte informação: “Produtos McPicanha: Picanha Salada Bacon e Picanha Cheddar Bacon. Hambúrguer 100% bovino com molho sabor picanha”.

O diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento, pontuou que na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha, o que induz o consumidor ao erro.

“A forma como o McDonald’s usa o nome “picanha” em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso se caracteriza como publicidade enganosa”.

O Código de Defesa do Consumidor diz que a propaganda enganosa é configurada por qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

A decisão do Procon do Distrito Federal é cautelar e se justifica pela urgência em se coibir a prática lesiva a outros consumidores. Em nota a rede de fast food confirmou que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, não têm picanha na composição. E lamentou que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores.

“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *