Pelo rádio, as autoridades são notificadas de acidente na BR 365, onde um caminhão que levava ácido sulfúrico está tombado. No local, uma pessoa gravemente ferida e a outra com ferimentos leves. O que parece um informe de resgate nada mais era do que uma simulação feita pelo 2º Comando Operacional de Bombeiros, onde o que estava em teste era a técnica que os alunos utilizariam para socorrer as vítimas. Esse foi o último módulo do curso ‘Sistema de Comando em Operações – SCO’, realizado desde o início da semana com servidores da Prefeitura de Uberlândia. Colaboradores de empresas privadas, das polícias civil, militar e rodoviária também participaram da atividade nesta sexta-feira (31).

Nos últimos cinco dias, os participantes tiveram aulas teóricas para aumentar a eficácia e rapidez do atendimento à população em situações de emergências. E hoje foi necessário colocar todo o ensinamento em prática. O local foi divido em três áreas: quente (local onde o acidente aconteceu), morna (o corredor para a descontaminação da vítima) e fria (um lugar seguro onde fica o posto de comando). Tudo precisava ser feito rapidamente, enquanto a imprensa acompanhava o caso.

Além das roupas especiais de proteção, ambulâncias e viaturas disponíveis para a simulação, o helicóptero Pégasus também foi usado na operação. “O objetivo é fortalecer a integração entre os órgãos e instituições para que a sociedade tenha uma resposta rápida e eficiente”, afirmou o tenente Helder do Corpo de Bombeiros.

Prefeitura de Uberlândia

https://www.youtube.com/watch?v=ttYGFNPKDmU&feature=youtu.be

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *