Principal estádio do país recebe decisão do maior torneio mata-mata do futebol brasileiro; visitantes levam vantagem em títulos no Maraca

Na noite desta quarta-feira (19), o Maracanã será o palco da decisão entre Flamengo e Corinthians. Em campo, os dois times mais populares vão em busca do título da Copa do Brasil. Esta é a sexta vez que o estádio Mário Filho recebe a decisão final do principal torneio mata-mata do futebol brasileiro.

Desde 1989, ano em que a Copa do Brasil foi disputada pela primeira vez, a competição nacional foi decidida no Maracanã em cinco oportunidades – a matéria considera apenas jogos de volta das respectivas edições. O Maraca foi palco final do torneio em 1997, 1999, 2004, 2006 e 2013.

Curiosamente, as equipes visitantes possuem mais títulos no estádio do que os clubes do Rio de Janeiro. Grêmio (1997), Juventude (1999) e Santo André (2004) foram os forasteiros que brilharam no Mário Filho e conquistaram a taça da Copa do Brasil, derrotando respectivamente Flamengo (1997 e 2004) e Botafogo.

O Rubro-Negro, ainda assim, conquistou dois títulos da competição no Maracanã. Em 2006, o Fla bateu o Vasco em uma decisão com dois jogos disputados no estádio. Com Renato Augusto em campo, que atualmente defende o adversário Corinthians, a então equipe de Ney Franco bateu o arquirrival por 1 a 0 no primeiro jogo e 2 a 0 na segunda partida decisiva.

Em 2013, a última conquista de Copa do Brasil do Flamengo foi vista por quase 70 mil pessoas no Maraca – o público exato foi de 68.857 pessoas. Depois de um empate por em 1 a 1 em Curitiba, o Rubro-Negro ficou com o troféu ao vencer o Athletico-PR por 2 a 0, gols de Elias e Hernane.

Para o Corinthians, a edição de 2022 é a primeira em que o clube vai decidir a Copa do Brasil no Maracanã. O Alvinegro, no entanto, possui uma curiosidade: o Timão foi campeão da competição todas as vezes como visitante. Em 2000, a equipe paulista conquistou o título do Mundial de Clubes no Mário Filho.

Desta vez, a 6ª decisão final de Copa do Brasil no Maracanã vai apontar um novo tetracampeão do maior torneio eliminatório do futebol brasileiro. Quem erguer a taça no Rio de Janeiro alcançará o Palmeiras no ranking de títulos da competição. O Cruzeiro é o maior campeão da história da Copa do Brasil, com seis títulos, seguido do pentacampeão Grêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *