Rubro-Negro carioca levantou o troféu da competição mais importante do continente pela terceira vez em sua história

Flamengo foi campeão da Libertadores de 2022 ao bater o Athletico-PR por 1 a 0 neste sábado (29) e chegou ao título sem registrar nenhuma derrota, feito que só o Santos de 1963 e o Corinthians de 2012 haviam conseguido. Abaixo, o SBT Sports relembra toda a campanha do Rubro-Negro carioca até levantar a taça do tri da principal competição da América do Sul.

No meio do caminho, mesmo com a classificação às oitavas de final garantida, o Flamengo optou por demitir o então técnico Paulo Sousa e trouxe Dorival Júnior, que fazia uma excelente campanha na Copa Sul-Americana com o Ceará. No comando, Dorival ajustou o sistema para Gabigol e Pedro jogarem juntos e elevou o nível de atuação da equipe.

Fase de Grupos

O Flamengo foi implacável no Grupo H com cinco vitórias e um empate em cinco partidas. A equipe venceu os dois jogos diante de Sporting Cristal e Universidad Católica e registrou uma vitória e um empate diante do Talleres. A campanha brilhante conferiu ao time a terceira classificação geral da Libertadores, o que foi essencial para disputar todos os jogos de volta do mata-mata no Maracanã.

Oitavas de final

O sorteio colocou o segundo colocado do Grupo D, Tolima, no caminho do Flamengo nas oitavas de final da competição. O jogo de ida foi complicado, mas o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, com golaço de Andreas Pereira. Na volta, Pedro brilhou, fez três gols, e a equipe aplicou um maiúsculo 7 a 1, garantindo a classificação.

Quartas de final 

O primeiro brasileiro no caminho do Flamengo na Libertadores de 2022 foi o Corinthians, nas quartas de finais. Arrascaeta e Gabigol fizeram os gols do 2 a 0 na Neo Química Arena, e Pedro teve o trabalho de apenas carimbar a classificação com o gol do 1 a 0 no Maracanã.

Semifinal 

Na semi, o Flamengo encarou o argentino Vélez Sarsfield, que havia deixado para trás o River Plate e o Talleres. Na ida, o Rubro-Negro praticamente sacramentou sua vaga à final com um 4 a 0 na Argentina, novamente com show do artilheiro Pedro, que marcou três vezes. No Maraca, Pedro e Marinho garantiram a segunda vitória, por 2 a 1.

Final

A final em jogo único poderia colocar frente a frente os dois finalistas da edição de 2021, mas o Palmeiras foi superado pelo Athletico-PR, em pleno Allianz Parque. No Estádio Monumental de Guayaquil, os brasileiros lutaram pela Glória Eterna, mas Gabigol, o craque da partida, fez o gol do tri Rubro-Negro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *