Inflação alta e jogos do Brasil têm desviado o interesse das compras de fim de ano
Desconto… uma palavra que deixa todo consumidor feliz. Mas, nem ela está sendo capaz de ajudar a melhorar as vendas neste Natal. O Comércio estima uma queda de 4,2% no número de consumidores que vão às compras em todo o país em dezembro 2022.
Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, também deve diminuir o valor que movimenta a economia, em relação a 2021.
É o caso do Everson. “A gente vai ter que ver alguma forma para mudar o presente ou ver algo mais baratinho para conseguir atender todo mundo da família”, diz o contador.
Entre as causas, a insegurança com a mudança de governo e a situação econômica. “Apesar de ter aumentado o número de empregos, a faixa salarial ainda está menor do que o que tínhamos em 2019, por exemplo. E também, a inflação que vem corroendo o consumo, o poder de compra das famílias de maneira geral, especialmente, aquelas de menor renda”, explica o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Maurício Stainoff.
Outro motivo é a Copa do Mundo. Nas vitrines, só dá verde e amarelo, mas os olhos do consumidor estão vidrados mesmo na tela da TV. Como o movimento nas ruas cai, o comerciante precisa ensaiar algumas jogadas para que as vendas não terminem no zero a zero.
Abrir aos domingos e apostar nas vendas online tem sido algumas das saídas. “Whatsapp, telefone, e-commerce, isso permaneceu, isso ficou da pandemia, mas a venda presencial que é muito melhor, porque aqui temos, além dos lançamentos, temos promoções sempre”, afirma o comerciante Nelson Tranquez Júnior.
Neste Natal, 38 milhões de pessoas deverão se autopresentear. Mais de 65% são mulheres, como a Gabriela. A produtora de vídeos pretende economizar pelo menos R$ 100 este ano, mas admite: vai gastar um dinheiro com ela mesma. “Demos duro para caramba, então, acho que essa época, depois do caos que foi esse ano, a gente merece um mimo”, argumenta Gabriela Lima.
Ainda segundo a pesquisa, o brasileiro deverá comprar cerca de 4 presentes. Os mais lembrados são os dos filhos (62%) e dos companheiros (45%).