O município possui duas particularidades que o diferem e destaca entre os 853 munícipios mineiros

Serra da Saudade, cidade localizada no centro-oeste de Minas, 258 km distante de Belo Horizonte, carrega o título de município com a menor população do Brasil. De acordo com a prévia do Censo 2022, divulgada na última quarta (29), pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), Serra da Saudade possui 836 habitantes.

A pequena cidade mineira ganhou 65 novos habitantes, passando de 771 pessoas em 2021, para os atuais 836. Em segundo lugar, como municípios com menos habitantes surge Borá (SP) que registrou 877 munícipes, seguido de Anhanguera (GO), com 927 moradores.

História de paz e sossego

Serra da Saudade era um arraial de Dores do Indaiá, tendo sido emancipada em 1963. Serra da Saudade possui dois bairros: o São Geraldo e o Centro. O município também possui uma Escola Municipal, um posto de saúde, um parque de exposições de feiras e eventos, uma creche, uma academia, uma praça de esportes, um ginásio poliesportivo, além de disponibilizar internet Wi-Fi em praças de lazer gratuito para a população.

40 anos sem crime

Isto mesmo, a cidade está há 40 anos sem registrar um crime. A afirmação foi feita pela assessora de imprensa da prefeitura de Serra da Saudade, Adriana Oliveira Paolineli.