Ao iniciar uma dieta para perder peso, muitos cometem o erro de encher o carrinho do supermercado com alimentos diet ou light, achando que eles emagrecem. Pois saiba que diversos desses produtos, em excesso, podem engordar e até fazer mal à saúde, por serem ultraprocessados.

Em produtos diet ou light, muitas vezes a indústria tira o açúcar da receita e coloca mais gordura. Isso faz com que o alimento tenha um número igual ou até maior de calorias do que sua versão “original”. Muitos desses itens contêm altas quantidades de sódio, adoçantes e aditivos químicos, que em excesso e longo prazo podem fazer mal à pressão arterial, afetar o intestino e desequilibrar o funcionamento do organismo

É comum as pessoas acharem que podem comer livremente doces diet ou zero açúcar, o que leva a uma gestão calórica excessiva e impede a perda de peso.

Produtos light são aqueles com baixo teor de sódio, açúcar, gordura ou colesterol. Já os diet (dieta, em inglês) é totalmente desprovida de determinados ingredientes, como açúcar, gordura ou sal em sua composição. Por exemplo, os diabéticos usam este produto porque não contém açúcar.

É necessário então estar sempre atento ao consumo desses produtos, que mesmo com essas nomenclaruras podem ser vilões para a sua saúde.