Brasileiros e seus familiares pediram ajuda à embaixada do Brasil em Ancara
A aeronave pousou na madrugada deste domingo (12.fev), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com os nove brasileiros. No voo também estavam três sírios, dois turcos, dois colombianos e um egípcio, além de profissionais da imprensa.
O avião da FAB, a Força Aérea Brasileira, com os repatriados decolou da capital turca, Ancara, na tarde de sábado (11.fev), depois dos terremotos que destruíram várias cidades da Turquia no começo da última semana. A viagem durou aproximadamente 15 horas.
A aeronave KC-30 que trouxe os repatriados é a mesma que levou ajuda humanitária para a Turquia na última 5ª feira (9.fev).
Terremoto na Turquia e Síria mata mais de 33 mil
Na manhã de 2ª feira (06.fev), um forte terremoto de magnitude 7.9 graus atingiu a região da Turquia, próximo da fronteira com a Síria. Segundo agências de notícias, mais de 33 mil pessoas morreram, deixando milhares de feridos e desaparecidos.
Onze minutos após o primeiro tremor, um outro, de 6,7 graus, atingiu a região central da Turquia.
Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o tremor foi a 10 km da superfície. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro foi no distrito de Pazarick, na província de Kahramanmaras, a 23 km da província de Nurdagi, no sul do país.
Equipes de busca de vários países, inclusive o Brasil, estão na Turquia para operações de resgate em meio aos escombros.