Jackie Candelaria, ex-funcionária do Instagram que passou oito anos na empresa, ganhou fama no TikTok, ela explica como usar as ferramentas de vídeo da plataforma e dá dicas para crescer no Reels.

Para ela, uma das principais orientações a seguir é criar conteúdos originais, sem marcas d’água de outras plataformas, preferencialmente gravados e editados diretamente na ferramenta Instagram Reels.

Por exemplo, muitos “suspeitaram” que usar uma marca d’água do TikTok em um vídeo reduziria o engajamento, mas o Instagram nunca confirmou isso antes.

Vídeo vertical, sem moldura, alta resolução;
Postar na página “Explorar” em 90 segundos;
Tente envolver o público nos primeiros três segundos e depois conte a história;
Priorize conteúdos de entretenimento que façam as pessoas rirem;
Títulos e hashtags são importantes para dizer ao algoritmo sobre o que é o seu conteúdo. Quanto mais específico melhor. O ideal é usar de 3 a 10 hashtags;
Os vídeos devem obedecer às regras do Instagram e não podem conter violência, nudez, linguagem imprópria, etc.
Se o conteúdo não tiver efeito imediato, não o remova. Às vezes, os vídeos levam de três a quatro semanas para se tornarem virais;
Não espere que os vídeos tenham o mesmo desempenho no Reels e no Tiktok – são ecossistemas diferentes.