Título da Taça Guanabara será decidido no Fla-Flu da última rodada; Cruzmaltino, Volta Redonda e Botafogo disputam duas vagas na semifinal

No primeiro confronto do Flamengo após derrota na Recopa Sul-Americana, o Vasco venceu o rival por 1 a 0 neste domingo (5), no Maracanã, em partida válida pela 11ª rodada da Taça Guanabara – a primeira fase do Campeonato Carioca. O belo gol foi do lateral Pumita Rodríguez.

O Cruzmaltino não vencia o Rubro-Negro há quase dois anos: a último sucesso no Clássico dos Milhões havia sido em abril de 2021, também pelo Carioca. De lá para cá, foram três jogos e três vitórias do Fla.

Com os três pontos, o Vasco chegou a 20 e voltou à terceira posição na tabela. A última rodada promete, já que terá Fla-Flu valendo o título da Taça Guanabara e Vasco, Volta Redonda (19) e Botafogo (19) disputando duas vagas na semifinal do Cariocão. Os jogos acontecem entre quarta e quinta-feira.

O jogo

Os times foram a campo com algumas modificações. Sem Pedro, Vítor Pereira escalou o Flamengo com cinco no meio-campo – VIdal, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro -, e apenas Gabigol na frente. Já do lado do Vasco, Maurício Barbieri promoveu a estreia de Andrey Santos, ao lado de Jair e Rodrigo. Além do volante, outro que estreou foi o zagueiro Capasso, que entrou no lugar de Miranda, lesionado.

O primeiro tempo do clássico foi bem aberto e movimentado, embora tenha acabado sem gols. O Flamengo começou melhor, e Arrascaeta acertou a trave logo aos dois minutos. Aos 10, o uruguaio deixou Gabi na cara do gol, mas o atacante parou no goleiro Léo Jardim.

O Vasco, por sua vez, respondeu duas vezes com Pedro Raul, que acertou a trave em um chutaço de fora da área e em cabeçada. No geral, o Rubro-Negro foi melhor na primeira etapa: teve mais finalizações, mais passes certos e mais posse de bola.

Na volta para a segunda etapa, Thiago Maia sentiu um trauma no tornozelo esquerdo, e VP optou por colocar Everton Cebolinha. Sem mexidas, o Vasco abriu o placar diante de um Flamengo mais ofensivo, aos três minutos. E foi um golaço: Piton cruzou, Fabrício Bruno cortou e Puma Rodríguez entrou chutando de muito longe. O lateral acertou o canto direito de Santos.

Com a desvantagem, o Flamengo se lançou ao ataque em busca do empate, enquanto o Vasco, naturalmente, tentou sair em contra-ataques. Aos 24 minutos, Ayrton Lucas puxou Marlon Gomes dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na marca da cal, porém, Pedro Raul parou no goleiro Santos, que caiu para o lado direito e espalmou para escanteio.

O erro vascaíno aumentou o ímpeto do Rubro-Negro, que pressionou e rondou a área adversária. As melhores chances foram com Cebolinha, em chute de fora, e duas vezes com Gabigol, em belo lançamento de Matheus Gonçalves e em finalização de esquerda, mas em ambas Léo Jardim foi melhor. O Vasco respondeu em boa tentativa de Nenê, porém o placar se manteve o mesmo. 1 a 0 Vasco no Maracanã.