Pela primeira vez no Brasil, foram apreendidos frascos de fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais forte que a morfina. A substância é a principal causa de mortes por overdose nos Estados Unidos. A droga foi apreendida pela Polícia Civil do Espírito Santo por meio do Departamento Especializado em Entorpecentes (Denarc) em fevereiro.
À CNN, a polícia informou que a operação foi iniciada para investigar uma base supostamente utilizada por traficantes para armazenar drogas e diversos materiais ilícitos, localizada próximo à Reserva Biológica Duas Bocas, no município de Kariasica. Região metropolitana vitoriosa.
Segundo a polícia, na operação foram apreendidos 31 frascos de fentanil, 136 quilos de maconha, 13 quilos de cocaína mista, 2.500 agulhas inteiras de cocaína e milhares de agulhas vazias.
O fentanil é um opioide sintético 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina.
O fentanil e outros opioides sintéticos são as drogas mais comumente responsáveis por mortes por overdose. Mesmo em pequenas doses, pode ser fatal.
Estima-se que mais de 150 pessoas morram todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil. O risco é aumentado pela incapacidade de medir a quantidade de fentanil na droga comercializada ilegalmente.
Os sinais de overdose incluem pupilas contraídas, sonolência e perda de consciência, respiração lenta ou superficial, sons sufocantes, flacidez corporal, pele fria ou úmida e descoloração, especialmente dos lábios e unhas.