Mesmo assim, setor automotivo mantém cautela e espera ajuda do Governo para retomar nível pré-pandemia

Para concessionárias e lojistas, 2023 vem sendo um ano de alta nos negócios. Isto porque, no mês de março, o número de emplacamentos de carros, motos, ônibus e caminhões zero quilômetro foi 48,75% maior do que o de fevereiro. Já no primeiro trimestre do ano, o aumento de 21%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Algo que, para a Federação dos Distribuidores, não representa a atual realidade do mercado. “Não reflete, porque a base do primeiro trimestre do ano passado foi muito baixa. Nós esperamos que o governo consiga dar uma impulsionada no mercado, e que tudo volte à normalidade”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

No início do ano, o setor automotivo apostava em uma retomada da economia, com aumento da oferta de crédito e das vendas, o que não aconteceu.

Com um estoque de veículos capaz de atender o mercado por 40 dias, as montadoras, então, paralisaram a produção e deram férias coletivas para os empregados. Já as concessionárias e lojas independentes resolveram fazer promoções para alavancar as vendas.

Licenciamento grátis, tanque cheio, IPVA pago e uma parceria com o banco para oferecer juros menores foram estratégias que salvaram as vendas do primeiro trimestre. “Foi um trimestre muito bom, tivemos um crescimento, em édia, de 10 a 15%”, conclui o comerciante Raymundo São José.