A Tupperware, conhecida como sinônimo das categorias de produtos que comercializa, vive um momento difícil em seus 77 anos de história. Nesta semana, a fabricante de potes plásticos informou ao mercado que há “dúvidas significativas sobre a capacidade da empresa de continuar operando”.

Especialistas acreditam que as marcas tradicionais não conseguiram se adaptar às mudanças ao longo do tempo, e a concorrência se intensificou nos últimos anos, principalmente com produtos da China.

“Ao longo dos anos, eles tiveram dificuldade em se adaptar à medida que surgiam novos concorrentes e opções. A empresa não conseguiu diversificar e expandir a forma como vende seus produtos. Isso gerou resultados ruins e a empresa ficou tão endividada que devia mais do que lucrava ”, disse Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM.

Na segunda-feira (10), a cotação das ações da empresa caiu 50%, para o menor patamar em quase três anos, a US$ 1,21, fechando em queda de 48%, com valor de mercado de cerca de US$ 55 milhões.

A partir de 2022, as vendas da empresa diminuirão à medida que os consumidores se tornarem cautelosos com os gastos discricionários.

Fundada pelo engenheiro Earl Tupper em 1946, a Tupperware tornou-se popular nas décadas seguintes, principalmente entre as donas de casa, numa época em que a participação feminina no mercado de trabalho ainda avançava lentamente.

A marca popularizou-se nas chamadas “festas Tupperware”, onde mulheres convidam amigas e vizinhas para mostrar produtos e fazer vendas. No Brasil, a situação não é exceção.