Nesta sexta (14), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgou em seu Painel de Monitoramento, que Uberlândia agora tem 5 mortes confirmadas por dengue.

Desde 1º de janeiro, já são 38 óbitos em Minas Gerais. Uberlândia tem quase 10 vezes mais casos de dengue em comparação a Belo Horizonte 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), até o dia 4 de abril deste ano, foram confirmados 1.051 casos.

Em Uberlândia, os casos confirmados, alcançaram o incrível número de 9.991. Já os prováveis chegam a 10.405.

Medidas anunciadas pelas Prefeituras de Uberlândia e BH 

A Prefeitura de Uberlândia anunciou no final de Março que quatro Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) receberiam mais médicos. Outra ação anunciada foi a abertura de mais duas salas de hidratação em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

Já na capital, a Prefeitura anunciou nesta sexta (14), que vai retomar o serviço de teleconsulta para pessoas com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Inicialmente, o serviço estará disponível aos sábados e domingos, de 7h30 às 18h30. Todos os moradores cadastrados em centros de saúde da capital terão acesso ao serviço.

Polêmica com publicidade 

A Prefeitura de Uberlândia iniciou uma campanha publicitária de alerta a doença, porém, a sociedade de forma geral e alguns políticos criticaram muito o tom “pesado e desnecessário”  adotado em outdoors que espalhados pela cidade.

“Quando a DENGUE não mata, ela ESPANCA”, é a frase de impacto mostrada junto com a imagem de mulher com semblante que remete ao sofrimento de agressão.

A Deputada Federal Dandara (PT), divulgou em suas redes sociais que no último dia 10.(Abr), enviou ofício ao executivo municipal  pedindo a retirada imediata dos outdoors. que associam a dengue com a violência contra a mulher. Segundo a parlamentar a associação entre a dengue e violência contra a mulher é “totalmente inadequada”.

Instagram Dandara

Veja a repercussão que o Programa Chumbo Grosso fez com relação aos outdoors da Prefeitura de Uberlândia. Populares e a Vereadora Cláudia Guerra (PDT) foram ouvidos.