Saiba quem tem direito de pedir a isenção de taxa no exame; Confira um passo a passo para fazer o pedido

Termina nesta 6ª feira (28.abr) o prazo para pedir a isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. O ministério da Educação já registrou mais de um milhão e seiscentos mil pedidos de isenção da taxa para se inscrever na prova deste ano.  O SBT News preparou um passo a passo para saber quais critérios e como conseguir a gratuidade na taxa de inscrição do exame.

Como o caso da estudante de 17 anos, Ana Paula Pereira Coutinho, que estuda para alcançar o sonho de ser advogada, e o Enem pode ser o melhor caminho para chegar lá.

“Eu me identifico com as matérias e desde o começo do ensino médio é uma área que eu tenho pretensão de cursar”, disse Ana Paula.

Ela pediu a isenção da taxa para se inscrever na prova.

“Como eu já fiz o enem ano passado ele já tem os meus dados e é só fazer o questionário socioeconomico que você consegue atualizar”, explica.

Isabela Barbosa, que terminou o ensino médio como bolsista em um colégio particular, também pediu gratuidade.

“Meu sonho é fazer uma faculdade e ser a primeira pessoa da minha família a fazer uma federal”, argumenta Isabela.

Para o diretor de um dos cursinhos mais tradicionais de São Paulo, a inscrição gratuita deixa o exame mais democrático.

“Tem vários programas que depende do ENEM como portal de acesso. O ENEM é aceito obrigatoriamente para o ProUni, o estudante consegue estudar fora do pais e ele é aceito no SiSu”, diz Giba Alvarez.

No ano passado, quase dois milhões de alunos pediram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, nem todos foram contemplados, porque é preciso se encaixar nos pré-requisitos.

O estudante Vinícius Tanizaki, que não larga as apostilas, espera conseguir a gratuidade. Ele quer ser engenheiro.

“Nem minha mãe nem meu pai fizeram e eu sou o primeiro a tentar fazer e eu quero poder honrar isso, eu quero retribuir também”, finaliza o estudante.

Saiba como conseguir a gratuidade no ENEM

isenção de taxa é oferecido pelo Inep para estudantes que não têm condições financeiras para pagar a inscrição do ENEM.

estudante deve cursar o último ano do ensino médio em escola da rede pública, possuir baixa renda familiar e entre outros critérios para conseguir o benefício.

A organização da prova reforça que a isenção não garante a inscrição automática na prova e, o estudante, deve realizar a inscrição dentro do prazo determinado pelo Inep.

Confira abaixo como fazer o pedido de isenção no ENEM 2023:

Qual é o prazo para pedir a isenção?

Como solicitar a taxa de isenção?

Quem tem direito à isenção de taxa no ENEM?

A inscrição para pedido de isenção de taxa deve ser feita na página do participante | Reprodução/Inep

Documentos extras podem ser exigidos pelo Inep

Passo a passo do pedido de isenção de taxa

SBT News preparou um passo a passo para a inscrição da taxa de isenção no ENEM 2023 | Agência Brasil

Como faço para justificar a ausência?

Análise e divulgação do resultado