Pasta identificou grãos mofados e ardidos em produtos das marcas “Da Mamãe” e “Sanes”
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, na sexta (19.mai), o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas “Da Mamãe” e “Sanes”. Segundo a pasta, os alimentos foram identificados como impróprios para consumo, podendo apresentar risco à saúde dos brasileiros.
Os afetados são o lote 51 do feijão cores e o lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe, bem como os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes. Todos os produtos apresentaram um percentual de grãos mofados e ardidos acima de 15%, podendo conter causar intoxicações alimentares e reações alérgicas.
“Os feijões impróprios para consumo foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Após análise laboratorial confirmou-se que os produtos não atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos para o consumo humano. Diante disso, é de extrema importância que os consumidores estejam atentos e verifiquem cuidadosamente as embalagens dos produtos antes de adquiri-los”, disse o ministério.
A pasta aconselhou ainda que, caso tenham adquirido os produtos em questão, os consumidores devem entrar em contato com o local de compra para o procedimento de devolução ou descarte adequado. Se os lotes forem vistos ainda em estabelecimentos comerciais, a recomendação é que o local seja denunciado.