Procrastinar é simplesmente realizar outras atividades menos importantes, no lugar da pretendida. Normalmente em uma coisa mais rápida e fácil que provoque menor ansiedade.
Imagine, por exemplo, que você tenha uma tarefa importante para realizar. É uma tarefa complexa, que vai demandar muito tempo ou esforço para ser concluída e, por isso, você sofre e evita iniciar os trabalhos. Você busca o momento ideal para começar, procurando um tempo em que estará disposto, descansado e inspirado – mas esse momento parece nunca chegar. Se você se identifica sinto em informar que você pode ser um procrastinador.
Compreende a procrastinação como um fenômeno que atua de modo voluntário e envolve o comportamento de transferir para outro momento, ações, atitudes ou compromissos relevantes, mesmo tendo em vista a possibilidade de ocorrer um desempenho insatisfatório ou um resultado negativo ou ambos.
Esse é um comportamento comum, que gera atrasos, preocupação, prejuízos à qualidade do que nos propomos a fazer, valendo tanto para a vida pessoal quanto para o ambiente de trabalho. A procrastinação é um mal que pode afetar e afeta a produtividade.
Conheça os cinco principais tipos de procrastinadores :
- O perfeccionista está preocupado com a qualidade do trabalho em primeiro lugar. Na ânsia de entregar um material à prova de falhas, o indivíduo acaba se prolongando demais no processo, revisando diversas vezes e fazendo mudanças sucessivas.
- O impostor é o que centraliza a carga de trabalho, assumindo diversas responsabilidades, muitas além do que consegue realizar. Acaba monopolizando o excesso de trabalho como uma maneira de provar para os outros que é responsável, buscando a imagem de que é alguém confiável para executar várias tarefas de uma vez.
- O medroso é aquele que evita a tarefa porque considera seu trabalho desagradável, chato. Evita lidar com a situação de frente e transformar a sua realidade para melhor. Esconde de suas responsabilidades e vive fugindo das tarefas cotidianas, ainda que elas sejam fáceis ou simples.
- O sobrecarregado têm muitas tarefas para realizar e, com isso, a sobrecarga acaba sendo um obstáculo para a produtividade. Ele assume o excesso de trabalho não para impressionar ou para passar uma boa impressão, mas sim porque, de fato, tem uma grande responsabilidade dentro da organização.
- O feliz é o que tem menos dificuldade em navegar pelo estilo de vida estressante que a procrastinação traz. Parece até feliz em trabalhar sob pressão. Essa pessoa deixa tudo para a última hora de propósito, pois acredita que terá melhores resultados se for adicionada uma dose extra de estresse à realização daquela tarefa.
E como parar de procrastinar ? Estabeleça pequenas metas, cuide do emocional , procure a raiz do problema, seja generoso com seu futuro “eu” , não exija demais de você mesmo, remova as distrações.
A procrastinação faz parte da rotina das pessoas e é uma vilã para a produtividade. O comportamento leva a pessoa adiar o início de uma tarefa ou prolongar sua execução. Os motivos são muitos, desde a insegurança com o seu próprio trabalho ao tédio de ter que realizar uma tarefa desagradável ou entediante.
Esse comportamento tem consequências sociais e também para a saúde do procrastinador, que vive sob uma carga de estresse exagerada pelo prazo cada vez mais curto.
A solução para o problema só vai vir do autoconhecimento, através do qual a pessoa precisa avaliar qual a raiz do problema que a está fazendo procrastinar.
Com as dicas, você pode identificar que tipo de procrastinador você é. E pode trabalhar para eliminar esse hábito tão prejudicial de uma vez por todas.