Toda vez que você tira uma foto com seu iPhone ou iPad, ela é salva em seu dispositivo. Mas também é salvo em “Meu Compartilhamento de Fotos”. Concebido e lançado por Steve Jobs, este álbum armazena fotos gratuitamente e existe há mais de uma década, oferecendo uma alternativa aos planos pagos do iCloud. Ele salva até mil fotos. Atualmente, o iCloud oferece 5 GB de espaço gratuito para fotos, o suficiente para armazenar cerca de 3.500 imagens, sem prazo de validade.

No entanto, a empresa anunciou agora a sua decisão de acabar com o serviço. Na última segunda-feira (26), as fotos deixaram de ser armazenadas automaticamente no álbum de fotos. A Apple informa que excluirá permanentemente a imagem de 26 de julho. A boa notícia é que você ainda tem tempo para salvá-los em outro lugar, e o Tilt explica a maneira mais fácil de fazer isso abaixo.

De acordo com um comunicado divulgado pela Apple, o fim do álbum não significa que você perderá suas fotos: elas ainda estarão no seu aparelho. No entanto, se não estiverem na nuvem, não podem ser acessados ​​de outros dispositivos, são mais vulneráveis ​​a ataques e podem ser perdidos se o dispositivo for danificado ou perdido. Deve-se dizer que se você pagou por um plano iCloud+ e tem espaço de sobra, esta nova medida não deve afetá-lo.