Segundo dados da QuestionPro, mais de 90% dos brasileiros recomendariam o longa para outras pessoas
Que o filme da Barbie foi um sucesso estrondoso, ninguém pode negar! Desde 20 de julho de 2023, não se fala em outro assunto. O longa lançou tendência, levando o “Barbiecore” às ruas e às redes sociais, e conquistou o título de maior bilheteria da Warner da década, arrecadando mais de 775 milhões de dólares em menos de duas semanas.
Alegria, nostalgia e empoderamento foram alguns dos sentimentos despertados pela produção, segundo dados da QuestionPro. A empresa realizou uma pesquisa com mais de 7 mil pessoas de diversas regiões brasileiras, sendo a maior parte composta por mulheres (60%), a fim de analisar o impacto do filme no comportamento dos consumidores e a movimentação em diferentes mercados. Confira!
Mais da metade do público “amou” o filme
Primeiro, é importante pontuar que o estudo foi realizado no dia 26 de julho deste ano, e os dados são equivalentes ao recorte de 1.100 respondentes que assistiram ao longa.
Até a data mencionada, a empresa identificou que 16% dos brasileiros já haviam visto o filme da Barbie, enquanto outros 60% ainda pretendiam assistir.
O longa fez tanto sucesso que não só dominou as bilheterias, como também lojas, restaurantes e outros segmentos de comércio.
Além disso, as salas dos cinemas ficaram lotadas por diferentes públicos: grupo de amigos, famílias, pessoas sozinhas e galeras de trabalho. Todos ansiosos para assistir à produção sobre a boneca mais famosa do mundo.
55% dos entrevistados informaram que amaram o filme (e esse número é ainda maior quando falamos sobre o público feminino, com 73%), 23% disseram que gostaram muito e 13% apenas gostaram.
Em contrapartida, 2% se mantiveram neutros, 5% afirmaram que gostaram pouco e 2% assumiram que não gostaram.
O pessoal investiu mesmo no look!
O “Barbiecore”, nome dado ao estilo que se inspira na estética da boneca, fez sucesso e vem dominando o mundo da moda desde o último mês. [Cá entre nós, você também comprou uma blusinha rosa, né?]
Entre os principais gastos relacionados ao filme e à ida ao cinema, 50% indicaram investimento em roupas e 37%, em acessórios. Além disso, 21% dos entrevistados declararam ter comprado a boneca Barbie.
E os sentimentos despertados?
Quando questionados se recomendariam o filme para outras pessoas, 94% afirmaram que sim. Além disso, o estudo ainda mostrou que a mensagem que “Barbie” passou foi muito positiva. Empoderamento feminino encabeça a lista, com 65%, seguido por autoaceitação e autoestima (60%), amizade verdadeira (41%) e igualdade e inclusão (40%).