Intérprete da icônica Cassandra, de Sai de Baixo, foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2022
A atriz Aracy Balabanian, intérprete de personagens inesquecíveis da TV brasileira, morreu nesta 2ª feira (7.ago), aos 83 anos. Ela havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim de 2022 e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
Na televisão desde 1964, sua personagem mais icônica foi a socialite Cassandra, do humorístico ‘Sai de Baixo’, da Rede Globo. O programa era gravado em um teatro, ao vivo, e ficou no ar por seis anos.
Miguel Falabella, que fazia Caco Antibes, o genro de Cassandra, falou sobre a morte de Aracy em suas redes sociais. “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica”, disse ele.
Aracy Balabanian nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Aos 24 anos, estreou na adaptação da peça ‘Antígona’, de Sófocles, em um teleteatro da TV Tupi. A partir daí, nunca mais largou a televisão.
A atriz, que trabalhou em mais de 30 novelas, só teve seu ofício reconhecido pelo pai, um imigrante armênio que rejeitava a carreira da filha, ao fazer par romântico com o ator Sérgio Cardoso, em ‘Antônio Maria’, novela da TV Tupi (1968).
Em 1973, participou do programa infantil ‘Vila Sésamo’, como Gabriela contracenando com bonecos como Garibaldo, um pássaro amarelo que cantava e ensinava letras, números e cores para crianças.
Em 1990, veio seu maior sucesso em uma novela: a Dona Armênia, de ‘Rainha da Sucata’. Com um sotaque próprio, misturando armênio com português, e um visual extravagante, a personagem ganhou o público protegendo seus três filhos, que ela chamava de “minhas filhinhas”. Dona Armênia agradou tanto que retornou em ‘Deus nos Acuda’, de 1992.
A socialite decadente Cassandra surgiu na TV em 1996. No humorístico ‘Sai de Baixo’, Aracy exercitou o improviso e fez o que ela considerava um sonho: trabalhar, ao mesmo tempo, no teatro e na televisão, já que o programa era gravado ao vivo, no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. As piadas de Miguel Falabella e Tom Cavalcante com o penteado da atriz faziam com que ela não se segurasse e risse durante o programa. O público adorava ver as risadas da atriz, que ficou no ar com o humorístico até o fim, em 2002.
Sua última participação em novelas foi em 2019, em ‘Malhação: Vidas Brasileiras’, interpretando Janete Kavaco.