Atual campeão da competição faz 1 a 0 com Arrascaeta, abre três no agregado e enfrenta time de Dorival Júnior na decisão

O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (16), no Morumbi, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, e avançou para a final da competição. O gol da noite foi marcado por Arrascaeta, de pênalti. A partida de ida já havia registrado uma vitória por 2 a 0 do time de Jorge Sampaoli.

Agora, o Rubro-Negro enfrenta o São Paulo na grande decisão do torneio mata-mata nacional. O Tricolor Paulista fez 2 a 0 no Corinthians, reverteu a vantagem do rival e também garantiu sua vaga. As partidas marcam o grande reencontro entre Dorival Júnior e o Flamengo, campeões da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022.

A decisão da competição acontece em dois jogos, nos dias 17 e 24 de setembro – em dois domingos, novidade da edição de 2023. Os mandos de campo serão definidos em sorteio realizado pela CBF, ainda sem agendamento.

O jogo

Com vantagem de dois gols a favor, o Flamengo entrou confortável. É bem verdade que o Grêmio foi melhor na primeira etapa, mas sem dominar o jogo. O Tricolor Imortal levou perigo em chegadas de Bitello e Suárez, que pararam em Matheus Cunha, e também com Rodrigo Ely.

Do lado do Rubro-Negro, Bruno Henrique, Arrascaeta e Victor Hugo levaram trabalho a Gabriel Grado. Mesmo assim, a partida foi zerada ao intervalo.

Já na segunda etapa, o time de Renato Gaúcho começou no mesmo estilo. Aos sete minutos, Suárez finalizou com muito perigo, mas parou novamente em Cunha. Aos 13, a melhor chance gremista: Ferreira acertou a trave do Flamengo e instaurou a pressão no Morumbi.

Aos 24, porém, o VAR entrou em ação e pegou um toque na mão do zagueiro Rodrigo Ely, dentro da área. O árbitro Braulio da Silva Machado marcou o pênalti, cobrado com perfeição por Arrascaeta. Na comemoração, Gabigol, que já havia sido substituído, colocou o técnico Jorge Sampaoli no centro da roda dos jogadores. O Flamengo vive momento turbulento nos bastidores após dois episódios de agressão e eliminação na Libertadores.

Dez minutos depois, Ely até conseguiu empatar a partida, de cabeça, depois de cobrança de falta na área. O assistente, porém, assinalou corretamente o impedimento do jogador. Bastou ao Flamengo administrar a boa vantagem do placar agregado, e o Rubro-Negro chegou à final da Copa do Brasil contra o São Paulo, de Dorival Júnior.