Entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização de carnes bovina e suína para o México República Dominicana
Boa notícia. Desde o início do ano, o Brasil conquistou 51 novos mercados para os produtos agropecuários. Graças à atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), totalizando 22 mercados.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/ Mapa), entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína para o México e a República Dominicana.
As exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil, segundo a SCRI.
Abertura de mercados
As aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam em acordo de requisitos de sanidade e de certificados correspondentes, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passarão a ser aceitos pelo país importador.
Além disso, é desenvolvido um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.
Continuamente, profissionais especializados identificam oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.
Itatiaia