Estão abertas – até o dia 18 de janeiro de 2017 – as inscrições do Programa de Treinamento Técnico no Japão, oferecido aos cidadãos de Minas Gerais como fruto da cooperação internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi em 1973. O programa viabiliza bolsas para que pessoas de diversas regiões do mundo sejam submetidas a um intensivo treinamento no setor público japonês. Desde o seu início, já foram beneficiadas mais de 1.300 pessoas de 36 países.
O programa oferece duas bolsas de treinamento, sendo uma delas para servidores públicos e outra para quem não é servidor público.
Para participar, o candidato precisa preencher os formulários disponíveis abaixo e entregá-los na Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Cidade Administrativa, 1º andar – Edifício Gerais.
Bolsa para servidor público
O programa terá duração de 8 meses, com início em 21 de maio de 2017 e término em 20 de janeiro de 2018.
Para participar, o candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 20 e 39 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.
Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de servidores públicos:
– LGOTP Invitation Guidelines (Arquivo em formato PDF)
– Application Form 2017 (Arquivo em formato DOC)
– Pledge 2017 (Arquivo em formato DOC)
– Medical Checkup 2017 (Arquivo em formato DOC)
– Application Instructions 2017 (Arquivo em formato PDF)
– Trainee Dispatch Notice (Arquivo em formato PDF)
– Summary of Sending Organization (Arquivo em formato PDF)
– Formulários Preenchidos – Exemplo (Arquivo em formato PDF)
Bolsa para quem não é servidor público
O programa terá duração de 8 meses, com realização de 1º de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O candidato deve ter ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 18 e 40 anos, bom estado de saúde e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.
É necessário, também, que o candidato apresente uma declaração de que o vínculo empregatício será retomado após o termino do treinamento de Yamanashi. Em caso de o candidato estar desempregado no momento da candidatura, ele deverá apresentar um documento que garante a contratação dele após o treinamento.
Confira, a seguir, disponíveis para download, todos os formulários necessários para a inscrição de NÃO servidores públicos:
– Outline for the Yamanashi Overseas Technical Training Program (003) (Arquivo em formato PDF)
– Considerações às instituições e Candidatos (anexo) (Arquivo em formato PDF)
– Formulário 04 (English) (Arquivo em formato DOC)
Seleção e benefícios
O processo seletivo será constituído de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e as demais de caráter classificatório. Na etapa inicial, uma Comissão Julgadora selecionará entre 3 a 5 candidatos, com base na análise dos documentos apresentados.
Na segunda fase, os candidatos participarão de entrevistas, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e japonesa. Na sequência, na terceira etapa, os governos de Minas Gerais e de Yamanashi examinarão a documentação dos 3 (três) primeiros classificados, bem como o relatório de suas entrevistas, para seleção e classificação final.
Os trainees selecionados irão receber as bolsas do programa Yamanashi Overseas Technical Training Program. Além do treinamento, os selecionados terão os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo japonês.
Dúvidas podem ser direcionadas à Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail internacional@governo.mg.gov.br ou no telefone (31) 3915-3024.
Agência Minas