Após vencer por 1 a 0 no tempo regulamentar, os ingleses levaram a decisão às penalidades e venceram os portugueses por 4 a 2

O Arsenal fez valer o mando de campo e bateu o Porto nos 90 minutos por 1 a 0 nesta terça-feira (12), com gol de Trossard. Com o resultado, o placar agregado ficou empatado em 1 a 1 e, nos pênaltis, os Gunners venceram por 4 a 2, garantindo a vaga nas quartas de final da Champions League.

Agora, a equipe londrina aguarda o sorteio da próxima fase do torneio, que acontecerá no dia 15 de março, na sede da Uefa, com transmissão ao vivo pelo YouTube do SBT Sports, às 7h50 (de Brasília). Enquanto isso, o Porto se despede da competição continental e disputará apenas o Campeonato Português e a Taça de Portugal até o fim da temporada.

O jogo

Com a necessidade de reverter o resultado negativo do jogo de ida para chegar às quartas de final da Champions League, o Arsenal foi ao ataque em busca de controlar as ações ofensivas e abrir o marcador, mas viu o Porto reagir às tentativas sem recuar, sendo consistente defensivamente e trabalhando bem as transições ofensivas, levando perigo à meta de David Raya.

Em que pese o primeiro tempo parelho, os Gunners inauguraram o placar aos 40 minutos, com toque espetacular de Martin Odegaard entrelinhas para finalização precisa de Leandro Trossard: 1 a 0 para os mandantes. Com o passe, o camisa 8 chegou à marca de oito assistências na temporada, a mesma quantidade que havia conseguido em 2022/23. Já o belga, contratação que chegou por uma pechincha de 27 milhões de euros, soma 11 gols em todas as competições de 2023/24.

Apesar de bastante movimentada, a etapa final não teve grandes chances criadas para nenhum dos lados no Emirates Stadium. Tanto Porto quanto Arsenal tiveram diversos embates físicos no meio-campo, mas pouco produziram ofensivamente a ponto de alterar o marcador. Odegaard chegou a fazer 2 a 0, porém foi marcada uma falta de Havertz em Pepe, e o gol foi anulado. Sendo assim, o confronto foi para a prorrogação.

Durante os 30 minutos adicionais, as equipes, exaustas devido ao ritmo intenso do tempo regulamentar, não se arriscaram, e o resultado agregado permaneceu o mesmo: 1 a 1.

Nas penalidades máximas, o Arsenal acertou todas as cobranças, com Odegaard, Havertz, Saka e Rice. Por outro lado, o Porto viu o goleiro adversário David Raya brilhar após os brasileiros recém convocados à seleção nacional, Wendell e Galeno, desperdiçarem os pênaltis.

FICHA TÉCNICA

ARESENAL (4) 1 X 0 (2) PORTO

Cartões amarelos

ARSENAL: David Raya; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães e Kiwior (Zinchenko); Rice, Jorginho (Gabriel Jesus) e Odegaard; Saka, Trossard (Nketiah) e Havertz. Técnico: Mikel Arteta.

PORTO: Diogo Costa; João Mário (Jorge Sánchez), Pepe, Otávio e Wendell; Varela (Grujic), Nico González (Eustáquio) e Francisco Conceição (Gonçalo Borges); Pepê, Galeno e Evanilson (Taremi). Técnico: Sérgio Conceição.

SBT Sports