10×0 para a PPP de Iluminação: vitória de Uberlândia

A Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura de Uberlândia e a ENGIE, empresa líder em energia renovável no país, continua ampliando o projeto de modernização da cidade. Mais uma vez, o Estádio Municipal do Parque do Sabiá será contemplado com a revitalização da estrutura. Agora, as melhorias irão abranger a iluminação do campo, possibilitando benefícios tanto aos jogadores quanto aos espectadores

Desde o fim das obras de iluminação de destaque, no ano passado, o Estádio foi palco de grandes jogos, como o do Cruzeiro x Atlético, na disputa pelo Campeonato Brasileiro. Com a novidade, a iluminação do campo irá superar as orientações da Federação Mineira de Futebol (FMF) e atender às exigências da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), tornando o espaço apto a receber jogos internacionais durante a noite.

Para o torcedor que acompanha os jogos de perto, a experiência será completamente diferente. A troca da iluminação vai possibilitar que quem estiver nas arquibancadas assista a partida sem esforço e sem a interferência de sombras ou ofuscamento da visão.

Benefícios da moderna iluminação

Fiel torcedor do Uberlândia Esporte Clube (UEC) e espectador de todas as partidas, Maurity Cazarotti, acredita que “uma mudança na iluminação do estádio seria muito interessante porque a atual é pouco tecnológica. Me lembro de um dos jogos do UEC que atrasou mais de meia hora por conta de problemas na iluminação. Com esse novo projeto, isso seria sanado e as partidas ficariam mais bonitas. Eu apoio muito essa melhoria no estádio, que, há muito tempo, não recebe jogos internacionais”, comenta o Design de Serviços.

Além dos benefícios esportivos, a modernização da iluminação pública projetada pela ENGIE trará ganhos significativos em termos de eficiência energética, por meio da introdução de lâmpadas com vida útil de 50 mil horas, o equivalente a 10 anos. Dessa forma, haverá economia nos custos de manutenção do sistema de iluminação, bem como redução do impacto ambiental, respeitando as políticas de ESG (boas práticas sociais, ambientais e de governança) da concessionária e promovendo mais sustentabilidade para o futuro do município.

“Esta parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a ENGIE é um exemplo claro do nosso compromisso com o planejamento de longo prazo e com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. A revitalização do Estádio Municipal do Parque do Sabiá abre as portas do município para eventos de grande porte e contribui, inclusive, para a promoção do esporte local. Não estamos somente investindo na infraestrutura esportiva, estamos, também, fortalecendo nossa relação com o futebol, um esporte tão importante para o nosso país”, destacou o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.

O pacote de melhorias inclui investimento nas duas torres com a instalação de uma nova linha de projetores em cada uma delas. A nova iluminação, com projetores LED de última geração, aumentará em mais de três vezes o nível de iluminação do campo, sem grandes incrementos no consumo de energia. Além disso, reforçando o compromisso da ENGIE com o gerenciamento e prevenção de riscos, o pacote também prevê a renovação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, a troca de todo o cabeamento elétrico e o aperfeiçoamento dos acessos para a equipe de conservação das torres de iluminação. Tudo isso, com a garantia de manutenção da concessionária por 17 anos.

Marcus Cunha, Diretor de Operações da ENGIE, assinando contrato de parceria público privada com a PMU

“O objetivo da ENGIE vai além de melhorar a infraestrutura urbana. Queremos promover o desenvolvimento sustentável de uma cidade inteligente, garantindo não apenas a implementação eficiente das melhorias, mas, também, sua manutenção e funcionamento adequados ao longo dos anos, com o foco na promoção da qualidade de vida da população”, afirma o diretor de Operações da Engie, Marcus Cunha.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 82 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.