Icônico treinador argentino, que conquistou o primeiro título mundial para a Argentina, foi pioneiro ao convocar Maradona
O futebol argentino perdeu uma de suas figuras mais icônicas: César Luis Menotti, técnico que liderou a Argentina ao título da Copa do Mundo de 1978. Menotti morreu neste domingo (5), aos 85 anos, conforme anunciado pela Associação do Futebol Argentino (AFA), através de seus perfis oficiais nas redes sociais.
Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, Menotti foi internado no final de março devido a uma grave anemia, de acordo com a imprensa argentina. Ele recebeu alta no dia 11 de abril. Atualmente, atuava como Diretor de Seleções Nacionais na AFA.
César Luis Menotti iniciou sua carreira como treinador no Huracán, em 1974, antes de assumir o comando da seleção argentina em 1975. Seu nome entrou para a história do futebol ao conquistar o título mundial de 1978 e ao ser o primeiro treinador a convocar Diego Maradona para a seleção, levando-o ao triunfo no Mundial Juvenil de 1979. Entre 1982 e 1984, comandou o ídolo no Barcelona.
Conhecido como El Flaco, Menotti deixou uma marca indelével no futebol com seu estilo de jogo ofensivo, o “Menottismo”, centrado na posse e circulação da bola. Além da Argentina e do Barcelona, também treinou clubes renomados como Peñarol, Boca Juniors, Atlético de Madrid, River Plate, Independiente, Sampdoria e Rosario Central, encerrando sua carreira de técnico no futebol mexicano.
SBT Sports