Em duelo eletrizante com quatro gols, equipe comandada por Xabi Alonso se classifica e chega à incrível marca de 49 jogos de invencibilidade
O Bayer Leverkusen está na final da Europa League. O time alemão buscou na tarde desta quinta-feira (9) um empate histórico por 2 a 2 com a Roma, na BayArena, na Alemanha, e confirmou sua vaga na decisão. Os gols dos alemães foram marcados por Mancini, contra, e Stanisic, enquanto Leandro Paredes assinalou duas vezes para os italianos.
O resultado coloca o time de Xabi Alonso na final da Liga Europa com a ampliação de um recorde extremamente significativo: 49 jogos invictos, a melhor marca da história do futebol europeu.
Na decisão, o Bayer enfrentará a Atalanta, que derrotou o Olympique de Marseille por 4 a 1, no agregado, no outro lado da chave. A bola rolará no dia 22 de maio, às 16h, no Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda.
O jogo
Mesmo com a vantagem adquirida no Estádio Olímpico de Roma por 2 a 0, o Bayer Leverkusen não se apequenou e comandou as principais ações ofensivas da primeira etapa. Entretanto, apesar do volume imposto sobre os italianos, o time comandado pelo técnico espanhol Xabi Alonso não balançou as redes devido à boa performance do goleiro Svilar.
As defesas do belga fizeram seus companheiros crescerem no duelo e abrirem o placar para jogar um balde de água fria nos alemães. Em penalidade infantil cometida pelo capitão Jonathan Tah, o argentino Leandro Paredes converteu a cobrança aos 43 minutos: 1 a 0 Roma.
Com o gol marcado no final do primeiro tempo, o panorama da segunda etapa foi diferente. O confronto ficou aberto, com o Leverkusen se lançando ao ataque para defender sua invencibilidade de 48 jogos e oferecendo espaços no sistema defensivo. Em uma das escapadas da Roma, mais um pênalti bobo: a bola bateu na mão de Hlozek, e o árbitro apontou a marca da cal. Paredes, de novo, assinalou: 2 a 0.
Conhecido por ser “o time que se recusa a perder”, a equipe alemã buscou um empate heroico: aos 81 minutos, com gol contra de Mancini, após cobrança de escanteio de Alejandro Grimaldo; e aos incríveis 96,5 minutos, com Stanisic: 2 a 2 e invencibilidade de 49 jogos mantida.
FICHA TÉCNICA
LEVERKUSEN 2 X 2 ROMA
Local: BayArena – Alemanha
Data: 09/05/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Auxiliares: Hessel Steegstra (HOL) e Jan de Vries (HOL)
VAR: Rob Dieperink (HOL)
Cartões amarelos
Leverkusen: Tapsoba, Tah e Wirtz.
Roma: Zalewski, Mancini, Paredes e Pellegrini.
Gols: Paredes aos 43′ e 66′, Mancini (contra) aos 81′ e Stanisic aos 96′.
LEVERKUSEN: Kovár; Tapsoba, Tah e Hincapié; Frimpong (Stanisic), Palacios, Xhaka e Grimaldo (Kossounou); Hofmann (Wirtz), Adli e Hlozek (Schick). Técnico: Xabi Alonso.
ROMA: Svilar; Spinazzola (Zalewski), Mancini, Ndicka e Angeliño (Smalling); Paredes, Cristante e Pellegrini (Tammy Abraham); Azmoun (Bove), El Shaawary e Lukaku. Técnico: Daniele De Rossi.
SBT Sports