Presidente Ednaldo Rodrigues reitera que estatutos impedem cancelamento do descenso; competição deve seguir calendário previsto
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, confirmou na tarde deste domingo (26) que não haverá cancelamento do rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. A declaração foi dada durante sua chegada ao Maracanã para o evento “Futebol Solidário”, realizado no Rio de Janeiro.
O pedido de suspensão do rebaixamento partiu de clubes gaúchos, impactados por chuvas intensas no Rio Grande do Sul, mas Rodrigues ressaltou a inviabilidade da medida, citando o cumprimento ao estatuto da competição que segue as diretrizes da Fifa, Conmebol e CBF.
“Tudo é possível. Todas as conciliações são possíveis. Agora, o rebaixamento não está na proposta da CBF. A gente obedece o calendário e o estatuto da Fifa, é um estatuto da Fifa, da Conmebol e da CBF. Tem duas leis. O acesso, evidentemente, depende dos critérios técnicos, tanto na Lei Pelé, como na Lei Geral do Esporte. Portanto, teria que mudar a Constituição para não ter rebaixamento”, declaro.
Durante a mesma ocasião, Ednaldo também esclareceu a situação do calendário do Brasileirão, que sofreu uma pausa temporária. A competição, que foi interrompida por duas rodadas, está programada para ser retomada no próximo fim de semana, dias 1º e 2 de junho. A expectativa é que o campeonato conclua na data estipulada de 8 de dezembro de 2024.
“Vai depender dos clubes, a gente vai ouvi-los. Pela CBF a gente vai buscar uma conciliação, para que a competição termine dentro do próprio calendário de 2024, em 8 de dezembro, mas vai depender muito do que vai ser tratado com os clubes, nós respeitaremos o posicionamento daqueles que são maioria”, afirmou.
SBT Sports