Ação foi uma Missão Comercial com o apoio do governo do Estado, com o objetivo de expandir os negócios

Produtores de cafés especiais, azeite de abacate, de diversos tipos de queijos, manteiga, requeijão e doce de leite e outros doces, como goiabada e bananada participaram de uma Missão Comercial no Paraguai com o objetivo de expandir mercados. O grupo viajou acompanhado do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura (Seapa), Caio Coimbra.

De acordo com Caio, a promoção da rodada de negócios foi uma oportunidade de apresentar os produtos do agro mineiro para os empresários do país e prospectar negócios futuros. “Essas rodadas são fundamentais na medida em que abrem novas oportunidades para o produtor, com preços diferenciados do mercado interno, dando a ele mais uma opção de venda para seus produtos”, explica.Captura de tela 2024-07-12 152401.png

Fizeram parte da agenda um encontro realizado no Ministério da Mulher e uma sessão solene na Câmara dos Deputados do Paraguai

Divulgação Secom

Participaram da empreitada, as mulheres cafeicultoras do município de Muzambinho, produtores de café de Monte Belo, empresas de laticínios e representantes das cadeias produtivas do óleo de abacate e doces. “A gente plantou a semente e esperamos que os negócios se concretizem. Daqui a dois meses, nós vamos voltar a conversar com as empresas e verificar o resultado. A gente espera que o mercado paraguaio seja local de venda frequente para os nossos produtos de Minas”, disse o subsecretário.

Também fizeram parte da agenda um encontro realizado no Ministério da Mulher e uma sessão solene na Câmara dos Deputados do Paraguai, realizados com o objetivo de destacar o empoderamento feminino no agronegócio. “Foi uma maneira de reconhecer a contribuição da mulher não só na cafeicultura, mas em todos os setores do agro”, destaca o subsecretário da Seapa.

Paraguai tem aumentado suas importações com o Brasil

O Paraguai ocupa o 35º lugar no ranking dos países importadores do agro mineiro, com efetivo potencial para o aumento e a diversificação dos produtos comercializados. No ano passado, as exportações para o país totalizaram US$ 52,7 milhões, com o embarque de 18 mil toneladas.

Os principais produtos negociados foram sementes de milho, demais produtos de origem animal, fumo e batatas. Dentre os produtos que vem aumentando sua participação destacam-se a carne bovina, ração para animais e couros.

Itatiaia