Dandara surge como principal oponente ao grupo do Prefeito Odelmo

Revelada na manhã desta quinta (8), a primeira rodada da pesquisa DATATEMPO a analisar o cenário para a disputa pela prefeitura de Uberlândia.

O atual vice-prefeito, Paulo Sérgio (PP), e a deputada Federal Dandara Tonantzin (PT) aparecem tecnicamente empatados na corrida pela Prefeitura de Uberlândia, segundo pesquisa contratada pela Sempre Editora – Jornal O Tempo de Belo Horizonte. Há uma grande possibilidade de termos Paulo Sérgio e Dandara no segundo turno.

Foram ouvidas 600 pessoas em entrevistas domiciliares, entre os dias 26 e 31 de Julho, com margem de erro de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está devidamente registrada no TRE/MG sob o nº 01105/2024.

O levantamento, realizado entre os dias 26 e 31 de julho, testou o desempenho de quatro pré-candidatos em uma lista estimulada (quando os nomes são apresentados ao eleitor).

Paulo Sérgio lidera com 27,3% das intenções de voto, seguido pela candidata Dandara que obteve 26,3% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar vem Leonídio Bouças com 22% das citações e em quarto lugar aparece Gilberto Cunha com 1,3%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa eleitoral espontânea, não é dada nenhuma opção de resposta aos entrevistados. Ela serve para medir a lembrança dos eleitores no momento da pesquisa.

Nesse recorte, o atual vice-prefeito, Paulo Sérgio, lidera novamente com 11,3% dos votos, seguido pela deputada Dandara que pontua 8,2% empatada com o Prefeito Odelmo Leão. Vale lembrar que o chefe do executivo não pode concorrer por já estar no segundo mandato. O deputado estadual Leonídio Bouças é lembrado por 5,2% e o deputado estadual Caporezzo que declarou apoio a candidatura de Paulo Sérgio aparece com 1%.

Influência política dos “padrinhos”

A pesquisa DATATEMPO mediu também o peso da influência dos “padrinhos políticos” na eleição municipal. O questionamento aferiu qual político poderia influenciar mais o voto em outubro. O resultado aponta Odelmo com 29,3% sendo o mais influente seguido pelo presidente Lula com 26,5%. O ex-presidente Bolsonaro é citado como influência para 21,5%, já o governador Romeu Zema apontado por 9,2% dos eleitores.

Leonídio sozinho

Paulo Sérgio tem o apoio de Odelmo e Bolsonaro, já Dandara é apadrinhada pelo presidente Lula. Quem segue na campanha sem nenhum apoio de peso é Leonídio Bouças, uma vez que o governador Zema está neutro ao menos no primeiro turno.