O Prêmio Congresso em Foco, uma das premiações mais prestigiadas no cenário político no Brasil, pois reconhece os melhores parlamentares do Brasileiros. Desde 2006, o prêmio destaca os políticos que mais se destacam no Congresso. Cinco deputados do Triângulo Mineiro disputam a premiação, sendo eles: Ana Paula Leão (PP), Dandara (PT), Greyce Elias (Avante), Weliton Prado (SD), Zé Silva (SD) e Zé Vitor (PL).
Em julho, o público escolheu por meio de votação online os 25 melhores deputados e 15 senadores do Brasil, além dos cinco melhores parlamentares por região em cada casa legislativa. A cerimônia de premiação foi em 29 de agosto, em Brasília, com transmissão ao vivo.
A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) garantiu que o processo de votação seja realizado de modo seguro e transparente.
Em 2023, deputados como Duda Salabert (PDT), André Janones (Avante), Dandara (PT) e Rogério Correia (PT) foram os mais votados na votação popular na Câmara dos Deputados. No Senado, Cleitinho (Republicanos) foi o mais votado pela população geral e da região Sudeste. Rodrigo Pacheco (PSD), senador, foi um dos mais votados pelos jornalistas. Na categoria “Clima e Sustentabilidade”, a deputada Célia Xakriabá (Psol) foi uma das preferidas pelo júri especializado.
Rodrigo Pacheco (PSD), senador, foi um dos mais votados pelos jornalistas. A deputada Célia Xakriabá (Psol) foi uma das preferidas do júri especializado na categoria “Clima e Sustentabilidade”.
Minas Gerais foi o segundo estado com mais inscritos, com 41 parlamentares. Um júri e jornalistas do Congresso Nacional escolheram os melhores do ano. O júri escolheu destaques em categorias como “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade” e “Cidades Inteligentes”, com o apoio de instituições como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Ibrachina.
Todos os parlamentares do Congresso podem concorrer, desde que não tenham processos de improbidade administrativa ou acusações criminais em andamento, e não apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito.
As pessoas que perderam em outras edições também não podem participar. De acordo com o site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou acusados de crimes, e 80 estão respondendo por improbidade administrativa.
O Prêmio Congresso em Foco, ao longo de suas 16 edições, já homenageou 24 partidos diferentes.