Iniciativa do Governo de Minas promove intercâmbio internacional de estudantes da rede pública, por meio da Fundação Helena Antipoff (FHA)
O Passaporte Mineiro do Conhecimento, projeto do Governo de Minas, por meio da Fundação Helena Antipoff (FHA), conquistou respaldo significativo ao ser premiado pela plataforma global Youth Assembly, em evento internacional que reúne jovens de mais de 110 países, em Nova York.
O prêmio reconheceu o caráter do programa que leva estudantes da rede pública estadual para intercâmbio internacional como catalisador de transformação social e também como destaque pela promoção de diversidade, inclusão e ampliação das oportunidades educacionais, impactando significativamente a vida dos participantes.
Expansão
Iniciativa do Governo de Minas, o Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, que teve início em 2019, na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, localizada no complexo da FHA em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a FHA, o projeto conta com um investimento de R$ 6,3 milhões.
O programa oferece bolsas de intercâmbio estudantil com todas as despesas pagas, permitindo que alunos do 2º ano do ensino médio estudem em diversos países ao redor do mundo.
As bolsas cobrem custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e taxas das instituições de ensino internacionais, proporcionando aos estudantes acesso a novos conhecimentos e culturas e conectando Minas Gerais ao mundo.
Iniciativa
A chefe de gabinete, Graziela Paz, e a gerente de Projetos e Resultados, Carolina Lobo, representaram a Fundação Helena Antipoff (FHA).
O evento reúne jovens líderes de várias partes do mundo para discutir questões como crises humanitárias, inovação na educação, ação climática e segurança alimentar, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com o tema “Forjar Nosso Futuro Compartilhado”, a Youth Assembly deste ano reforçou a necessidade de engajamento e liderança juvenil em decisões globais.
“Celebrar este prêmio é muito significativo, pois o projeto está firme e em expansão. No próximo ano vamos contemplar 90 alunos, e a intenção é aumentar ainda mais esse número”, afirma Carolina Lobo.
Lobo adianta ainda que mais de cem escolas de todo o estado são envolvolvidas, o que permitirá expandir o projeto para estudantes de diferentes regiões e realidades.
Youth Assembly
A Youth Assembly é uma plataforma global que congrega jovens líderes de diversas partes do mundo para discutir e influenciar soluções para os maiores desafios globais.
O evento oferece um espaço único para que os jovens apresentem visões e estratégias, facilitando a troca de ideias e experiências entre líderes emergentes e especialistas em áreas como crises humanitárias, inovação na educação, ação climática e segurança alimentar.
Durante a Youth Assembly, a FHA teve a oportunidade de participar de painéis e discussões, trocando experiências e aprendizados com outros participantes internacionais.
Este envolvimento não só destacou o papel da fundação na promoção de uma educação transformadora, como fortaleceu o compromisso com a capacitação de jovens líderes que estão preparados para enfrentar e superar os desafios globais.
Agência Minas Gerais