Climatempo destaca que a onda de calor de setembro será mais forte que as duas primeiras registradas no começo do ano de 2024

Previsão do Instituto Climatempo aponta que a nova onda de calor no Brasil começa oficialmente nesta segunda-feira (2). O mapa do Climatempo mostra que várias regiões de Minas podem ser atingidas, com temperatura 2,5 °C acima da média.

“Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior; é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês; condição que precisaremos monitorar e atualizar, assim como o calor, a expectativa é de chegada de chuva sobre a maioria destas áreas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro”, destaca informativo do instituto.

A onda de calor é o fenômeno em que as temperaturas ficam acima da média por um período superior a dois dias consecutivos. Normalmente, esses fenômenos afetam grandes áreas e causam risco à saúde humana.

A primavera começa no 22 de setembro de 2024 e se estende até o sábado, 21 de dezembro de 2024. “A reta final do inverno vai ser marcada por muito calor no país; o que não é atípico. O período de insolação já é maior, a radiação solar já é mais intensa, conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, como o tempo continua seco ainda com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar também! Isto tudo somado aos dias cada vez mais longos faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força”.

O Climatempo destaca que a onda de calor de setembro será mais forte que as duas primeiras registradas no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas.

Com base no mapa do Climatempo, a Itatiaia listou alguns municípios que podem ser atingidos. Veja quais:

Itatiaia