A primeira semana de outubro será caracterizada por chuvas intensas nas regiões Sul e Norte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem exceder 60 mm.
Confira a previsão do Inmet para os dias 30, 1°,2, 3, 4, 5, 6 e 7:
Norte: Áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 60,0 mm no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará. Pancadas de chuva isoladas não estão descartas nas demais áreas da Região, com exceção do centro e sul do Tocantins onde a chance de chuva é pequena.
Nordeste: A previsão é de tempo quente e seco. No entanto, no início da semana, espera-se um aumento na nebulosidade que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas, especialmente em áreas do nordeste e leste da região. Há ainda, previsão de ventos costeiros e ventanias no interior da região, principalmente no início da semana.
Centro-Oeste: A previsão é de tempo quente e seco. Exceto no noroeste do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, onde não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Sudeste: há previsão de chuva em áreas isoladas de São Paulo, leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre os dias 03 e 04 de outubro, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas, o tempo permanecerá quente e seco.