Gilmar Mendes estendeu os efeitos de decisão do STF que considerou ex-juiz Sergio Moro suspeito em processos contra Lula

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda (28) a anulação de todas as condenações do ex-ministro José Dirceu (PT) no âmbito da operação Lava Jato.

Com a decisão, na prática, Dirceu retoma seus direitos políticos e deixa de ser considerado “ficha-suja”. A decisão atende a um pedido da defesa para estender ao ex-ministro a decisão da 2ª Turma do STF que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar Lula.

A decisão atinge casos que levaram José Dirceu a ser condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas de corrupção na Petrobras. Para Gilmar Mendes, há indícios de que Moro atuou contra Dirceu para chegar a Lula.

A reversão das condenações a José Dirceu se soma a uma série de decisões da Lava Jato anuladas pelo STF. A defesa de Dirceu não se manifestou sobre a decisão de Gilmar.